Localização
Informações de Contato

Doenças Oculares

 Home / Doenças Oculares
DMRI

DMRI

Degeneração Macular relacionada a idade (DMRI)

Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), região que se degenerou com a idade. É a principal doença ocular que afeta a população idosa no Brasil.

A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central), dificultando principalmente a leitura. O paciente também pode perceber as linhas retas com tortuosidade e ondulações, borramento das palavras e palidez das cores.

Em 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa e nos 10% restantes encontramos a forma exsudativa ou neovascular (caracterizada pela formação de vasos sangüíneos anormais sob a retina, com edema e hemorragias). Apesar de mais rara, a forma exsudativa é a principal responsável pela devastadora perda visual central.

Diversos fatores podem ser associados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular. Assim, pessoas de pele e olhos claros, a exposição excessiva à radiação solar, o tabagismo, uma dieta rica em gorduras são fatores comprovadamente relacionados à maior incidência de DMRI. Proteger os olhos contra raios ultravioletas, ingerir dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras, parar de fumar são medidas benéficas na prevenção da DMRI.

O tratamento da doença inclui o uso de suplemento vitamínico e antioxidantes, aplicação de laser, terapia fotodinâmica ou aplicações de medicamentos antiangiogênicos intraoculares.

A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar o prognóstico visual do paciente.

Informações de Contato