Localização
Informações de Contato

Doenças Oculares

 Home / Doenças Oculares
Pterígio

Pterígio

Definição

É uma pequena membrana avermelhada na superfície branca do olho (esclera) que se prolifera em direção à córnea. É popularmente chamado de "carne crescida" ou equivocadamente de "catarata". Com bastante freqüência provoca irritação, vermelhidão, ardor, coceira e sensação de areia no olho, além de muita sensibilidade à luminosidade.

Causas

A causa exata não se conhece bem até hoje. Pode ser provocado por fatores hereditários ou ambientais e tem maior incidência em regiões tropicais, onde o clima é mais seco e quente. O pterígio aparece comumente em pessoas que passam bastante tempo diante do ar livre, expostos ao vento e ao sol. Ambientes com poeira e o ressecamento dos olhos também favorecem o surgimento do pterígio.

Tratamento

No início, o tratamento é clínico. É importante um acompanhamento oftalmológico para se fazer a proteção adequada dos olhos, com o uso de óculos escuros e/ou lágrimas artificiais. Nos casos em que ocorre crescimento rápido do pterígio ou irritação muito frequente, pode ser indicada cirurgia. O tratamento cirúrgico é a retirada do pterígio com auto-transplante conjuntival, com excelentes resultados e baixo índice de recidiva.

Informações de Contato